Políticas de Seção

Foco e Escopo

A REVISTA APOENA – Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA é uma iniciativa dos alunos da graduação e da pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará, cuja finalidade é oferecer um espaço para divulgação do resultado de pesquisas em filosofia no âmbito da graduação e da pós-graduação que sejam realizadas, ressalte-se, exclusivamente por estudantes, sejam eles da UFPA ou de outras IES. O intuito da revista é propiciar aos discentes um local adequado no qual a possibilidade de um debate amplo esteja permanentemente franqueada. Para garantir a efetividade desta proposta, a “APOENA” receberá majoritariamente artigos e resenhas de livros, podendo ainda receber, de acordo com a necessidade editorial, traduções, ensaios, entrevistas e etc., sobre as mais variadas áreas do saber filosófico, não se restringindo, portanto, a uma área ou a um período específico da história da filosofia. A revista pretende ainda ser uma publicação semestral disponibilizada exclusivamente por meio virtual, o que facilita sensivelmente a sua manutenção, divulgação e circulação.

Políticas Editoriais

Os trabalhos submetidos a APOENA, após passarem por avaliação do editor-chefe, serão enviados a dois pareceristas, que podem ser membros do conselho editorial deste periódico e/ou externos (ad hoc); em ambos os casos serão consideradas as especialidades dos avaliadores. Os pareceres poderão ter três formas de conclusão, a saber: 1) aprovação sem ressalvas; 2) aprovação, desde que alterações sejam feitas e; 3) reprovação. Os avaliadores terão um prazo de 30 (trinta) dias para enviar seus pareceres à comissão editorial. É importante frisar que a identificação do autor do trabalho será sempre preservada, seguindo o critério de avaliação anônima.

À comissão editorial é concedida o direito de realizar alterações ortográficas, e adequação de caráter estético, sobre os trabalhos enviados a Revista, para fim de padronização e qualificação do periódico, considerando as temáticas de cada edição.

Os trabalhos submetidos devem, obrigatoriamente, seguir os preceitos éticos e legais, sendo de autoria intelectual própria do autor. Este deve ainda estar ciente que qualquer pleito judicial em relação ao seu trabalho é de sua total responsabilidade, isentando a Universidade Federal do Pará e a REVISTA APOENA.

Direitos Autorais

Os direitos autorais dos trabalhos enviados à REVISTA APOENA são propriedades de seus autores, devendo ser de caráter inédito para a publicação. Nossas publicações são de domínio público e gratuito, objetivando fins somente educacionais. O autor deverá, por meio de documento, autorizar o corpo editorial desta Revista a publicar seu trabalho por meio eletrônico, impresso e outros.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e filosófico ao público proporciona maior democratização mundial do saber.

Periodicidade

As publicações da REVISTA APOENA se dão semestralmente.